VI Fórum Municipal da Saúde de Osório debate a atenção básica

Durante toda a sexta-feira, dia 5, na Câmara de Vereadores de Osório, os servidores da rede municipal de saúde de Osório participaram do VI Fórum Municipal da Saúde promovido pela prefeitura de Osório por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento este ano teve como tema “Atenção Básica: resgatando a nossa” debatendo a questão da prevenção, atendimento, estruturas, através da participação de gestores do setor.
A abertura do Fórum contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e alguns anúncios importantes foram feitos. “No próximo dia 12, vamos dar a ordem de serviço para o início da construção do Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Visual, no bairro Medianeira, que atenderá toda a região do litoral”, disse o secretário municipal da Saúde Émerson Magni da Silva. O delegado da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Luís Genaro Figoli e a secretária adjunta da Secretaria Estadual da Saúde, Rosângela Dorneles participaram da abertura. “Quando iniciamos o trabalho na secretaria, o litoral possuía 13 municípios com postos de Estratégia de Saúde da Família – ESFs. Hoje, já são 22”, ressaltou Figoli.
O prefeito de Osório, Eduardo Abrahão ressaltou a ótima estrutura dos 14 postos de saúde do município que realizam a atenção básica, com serviços que superam a média de outros municípios, inclusive abrigando parte da emergência do hospital no Posto Central. “Além do trabalho nos postos de Estratégia de Saúde da Família – ESFs, a média complexidade é atendida pela disponibilização de serviços como a consulta com especialistas, exames como tomografia, fisioterapia, próteses, enfim, diversos serviços”, disse o prefeito que ainda destacou os investimentos da Administração Municipal no Hospital São Vicente de Paulo que somente nos dois últimos anos, já somam R$13,5 milhões de reais.
Em virtude da realização do Fórum, os Postos de Saúde não abriram nesta sexta-feira, dia 5, para que os servidores participassem da qualificação. No Posto Médico Dr. Flávio Silveira o pronto-atendimento segue funcionando normalmente. Na programação do evento ainda ocorreu uma exposição em banners das atividades realizadas nos 14 postos de saúde de Osório e o encerramento contará com a apresentação de uma peça teatral.

VI Fórum Municipal da Saúde - mesa