Sindilojas promove palestra sobre Cenário Econômico

Na última segunda-feira (25/05), o Sindilojas Litoral Centro trouxe a Osório a Drª Patrícia Palermo, economista chefe do Sistema Fecomércio-RS. A economista abordou o tema “Cenário econômico BRASILEIRO – Riscos & oportunidades para o varejo”.
A Drª Palermo esclareceu o tema através de três pontos de fácil compreensão: como surgiu a atual crise econômica do país e como ela se desenvolveu, as oportunidades para o varejo, e o que se esperar para os próximos anos.
Com a crise de 2008, os países tiveram fortes dificuldades de recuperação. No Brasil, o Governo entendeu que era hora de intervir na economia. Em 2010 o Brasil cresceu 7,6%, a taxa de desocupação permaneceu em queda, os investimentos aumentaram, e a confiança dos empresários e consumidores também cresceu.
Uma nova política econômica se instalou no País. O Governo brasileiro optou por uma política de controle de preços e não de controle de inflação, mantendo estáveis os chamados “Preços Livres”, e diminuindo os “Preços Administrados”, como o combustível e a energia elétrica. Todavia, chegou o momento em que o Governo não conseguiu mais evitar o aumento dos “Preços Administrados”. Essa situação, somado ao maior escândalo de desvio de dinheiro público de toda a história do nosso País, resultou na atual crise política e econômica do nosso País.
De acordo com a Economista, o Banco Central precisa novamente recuperar a credibilidade para criar um ambiente de previsibilidade. Pois, regras estáveis propiciam investimentos de longo prazo, com rentabilidade e baixa incerteza quanto ao cumprimento de contratos. Inflação controlada significa manutenção do poder de compra, e possibilidades reais de redução de taxas de juros no longo prazo.
Para o varejo, a Economista destacou a importância de manter os clientes, reduzir desperdícios de recursos, aumentando assim a eficiência, e manter o fluxo de caixa equilibrado.
O evento foi um sucesso de público, estando presentes empresários da região, contadores, Diretores do Sindicato, e alunos da turma de Economia da Faculdade Cenecista de Osório – Facos, acompanhados pela Professora Luzihê Martins.

Foto