Sesmaria da Poesia: um grande encontro cultural

Neste sábado, 27 de setembro, às 21h, será o momento de assistirmos a Sesmaria da Poesia Gaúcha em sua 19ª quadra. O concurso de poesia e declamação, com temática identificada com o contexto sócio cultural do Rio Grande do Sul, abordando as várias vertentes poéticas da produção literária do Estado, tais como a gauchesca; nativista; regionalista; tradicionalista; localista; telúrica; social; pageana e payadoresca, é um projeto cultural, desenvolvido pela Associação Cultural Sesmaria, com apoio da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Cultura, e é um evento vinculado às comemorações da Semana Farroupilha do município, abrindo novos espaços para poetas e declamadores que através da poesia, aproxima a comunidade de Osório ao Movimento Tradicionalista e Nativista do Rio Grande do Sul.
Vaine Darde é o homenageado da 19ª quadra da Sesmaria da Poesia Gaúcha. Natural de Uruguaiana, RS, iniciou sua carreira como compositor e poeta em 1978 quando foi premiado no concurso Apesul Correio do Povo Revelação Literária. Em 1988 em parceria com Gaúcho da Fronteira fica conhecido em todo o país com a música Vanerão Sambado que ganha discos de ouro e platina. Em nova parceria com Gaúcho da Fronteira, gravada pelos Engenheiros do Hawai, Herdeiro da Pampa Pobre, afirma-se no cenário musical do Estado. Recebeu por dois anos consecutivos o troféu Vitória concedido pela Secretaria da Cultura. Em 2004 ganha o troféu Clave do Sul como melhor letrista dos festivais. Tem mais de 800 músicas gravadas por artistas gaúchos e de outros Estados. Detentor de uma centena de prêmios de festivais, entre outros: Califórnia da Canção, Barranca, Moenda, Reponte, Seara, Coxilha e a Tertúlia Nativista. Entre os festivais de poesia em que participou tem a honra de ter conquistado uma Quadra da Sesmaria.
A Comissão de Avaliadores da Sesmaria da Poesia Gaúcha – 19ª Quadra é formada pelo poeta e escritor osoriense Cláudio José Martins, pelo declamador e professor de Literatura Brasileira Pedro Júnior Lemos da Fontoura e ainda pelo poeta e declamador Omair Trindade.
Os poemas que serão apresentados na 19ª Quadra da Sesmaria da Poesia Gaúcha são: Maçambiques de autoria de Léo Ribeiro de Souza de Porto Alegre; Dos Memoriais de um Tropeiro “Na rota dos Maçambiques”, escrito por Luis Lopes de Souza de Passo Fundo; Pra os que dão vida à poesia, do caxiense Sebastião Teixeira Corrêa; Minhas Bonecas de José Luiz Flores Moróda cidade de Farroupilha; Quando o dia olha pra dentro de autoria de Cândido Brasil de Cachoeirinha; Soneto da saudade de Everton Michels e Robson Fogaça do município catarinense de Criciúma; A montanha do tio Anco escrito por Carlos Omar Villela Gomes de Silveira Martins; Quando a alma entende o verso de Joseti Gomes e Alberto Sales representando Gravataí e Caxias do Sul; As mãos do meu avô! de Paulo Ricardo Costa por Santa Maria; De potros e gineteadas de Cristiano Medeiros e Adriano Medeiros representando o município de Lages/SC; O homem dentro do espelho de autoria de Bianca Bergmam.
Literatos, poetas, pesquisadores, escritores, declamadores, amadrinhadores e tradicionalistas se encontram em Osório para participar de um dos maiores eventos desse gênero no Estado do Rio Grande do Sul.

poetas e declamadores

Avaliadores