Saiba o que fazer no caso de fratura dental

São muito comuns acidentes que levam a fraturas nos dentes. Durante exercícios, no banho ou em algum momento de distração, de repente acontece, o dente quebrou, mas você sabe o que fazer? Não se desespere, pode acontecer com qualquer um e o mais importante saber é: tem jeito!

A primeira coisa a se fazer é tentar encontrar o pedaço quebrado, colocá-lo em um recipiente com soro fisiológico ou leite (Apenas mantenha-o nesse recipiente, não lave o dente com detergente ou similares) e buscar um consultório odontológico especializado em até 48 horas. Quanto mais rápido você buscar ajuda de um dentista, maiores serão as chances de sucesso no procedimento de recuperação.  Caso o paciente que quebrou o dente seja adulto, o lugar ideal para guardar o dente até chegar ao dentista é a própria boca do paciente, debaixo da língua.

Dicas:
* Cuidado com as fraturas dentárias, evite friccionar seus dentes a objetos duros. Muitos acidentes acontecem com aqueles maus hábitos de mastigar canetas, gelo, abrir tampa de garrafas…
* O hábito de ranger os dentes – bruxismo – também é um forte aliado das fraturas, se você não conseguir se livrar deste mal, procure um dentista, ele irá te propor um tratamento feito com próteses dentais.
* Se pratica esportes que podem te expor a batidas, use protetor bucal, o dentista fará um sob medida que não trará nenhum desconforto.
* Cuide dos seus dentes, bons hábitos de higiene ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis.
* E nunca, jamais tente tratar seu dente em casa. Colar, além de não durar, perder definitivamente o dente, ainda pode lhe causar uma grave intoxicação. Até a próxima coluna pessoal.
Cirurgiã Dentista CRO-RS 23123. End. Rua João Sarmento, 987 – Sala 01 Fone – 36632663 / 997966970 (Celular e WhatsApp).