Reabertura do mirante da Borússia nesta quinta-feira(1)

Na temporada de veraneio, quando intensifica-se a movimentação de moradores e turistas no local, o espaço poderá ser apreciado

A Prefeitura de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo realiza amanhã, 1º/11, em um ato às 10 horas, entrega da primeira parte revitalização do mirante junto ao Morro da Borússia.
As obras iniciaram em 5 de fevereiro e foram concluídas em 19 de setembro deste ano pela Construtora PSG, vencedora da licitação. Na primeira etapa fora feitas a reforma da plataforma com substituição de todo madeiramento – que recebeu madeira de lei – Ipê, estrutura, piso, guarda-corpo e cobertura.A segunda etapa de reforma prevê a construção da escadaria central que foi demolida por segurança, ainda sem previsão de data.

O município fez o investimento de R$ 209.757,30 e aditivo de R$ 13.914,24. O valor total inclui aquisição de materiais e a mão de obra, com acompanhamento do arquiteto urbanista,  Alencar Massulo de Oliveira e o Engenheiro Civil, Cristiano Souza Camargo. O autor o projeto original e de reforma do mirante é o arquiteto Clóvis Marques (Tuca).

O mirante
O mirante no Morro da Borússia, em Osório, foi inaugurado em dezembro de 2009. O projeto surgiu como uma das medidas compensatórias pelo impacto ambiental da instalação do Complexo Eólico em Osório, considerado o maior Parque da América Latina. A obra que foi executada com a contrapartida do município tem contribuído muito com o desenvolvimento e planejamento turístico da cidade.
Considerado um dos pontos de maior visitação, permite uma visão ampla e única da cidade, dos 145 aerogeradores dos Parques Eólicos, lagoas e praias dos municípios vizinhos. É o ponto ideal para quem procura um cenário diferente das praias e das lagoas.
Sua estrutura é formada por uma plataforma de 50m², com altura equivalente a quatro andares, o que permite uma visualização do seu entorno. O local pode ser visitado durante a semana e a entrada é gratuita. Nos finais de semana, turistas de todo o Estado passam pelo local, e além de observar as belezas, fazem muitos registros fotográficos.
O acesso é pela lateral da BR 101, km 98, através da Estrada Romildo Bolzan, com asfalto, iluminação e placas informativas que indicam como chegar ao local.