Pedro Júnior da Fontoura, poeta e declamador: Carisma e simpatia

Encontrei Pedro Júnior em Tramandaí, assistindo nosso show Arte e Brilho dos Santos Reis, sempre simpático, gentil e carismático. Durante estes primeiros dias do ano, ele continua por aqui gravando seus poemas no Estúdio de Mário Tressoldi. Pedro Júnior já foi vencedor, da Sesmaria da Poesia Gaúcha de Osório – como declamador, amadrinhador e autor – em muitos outros festivais do gênero, por várias vezes. E é a ele que dedico o primeiro “Persona Cultura” de 2016.
São estas as palavras de Paixão Cortes ao apresentar Pedro Júnior da Fontoura no perfil do Recanto das Letras: “Pedro Jr, não vou me ater à tua sensibilidade declamatória, pois os festivais que vencestes e o entusiástico aplauso que vens recebendo do povo, já te consagraram, de forma definitiva como um grande artista no panorama nacional e internacional. Falo sobre o educador, o professor de comunicação Pedro Jr que através de inspiradas pajadas, está a transmitir toda a grandeza da nossa cultura gauchesca. Meu abraço afetuoso e aquela admiração de sempre.”
Pedro Júnior Lemos da Fontoura nasceu em Porto Alegre (RS), em 26 de setembro de 1971. Formado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, é professor de Literatura Brasileira e, no momento, é diretor da Biblioteca Pública Castro Alves e Coordenador da Feira do Livro, entre diversos outros projetos culturais em Bento Gonçalves, onde reside. Possui cinco cd’s solos gravados, (está em estúdio concluindo o sexto), e participação em mais de noventa obras discográficas, atuando ao lado dos mais importantes e renomados nomes da cultura gaúcha. Participa de várias antologias literárias e colabora com inúmeros veículos de comunicação. Tem estradeado muito pelos vários cantos de seu país e atuado com frequência no Uruguai e Argentina, já tendo levado sua arte também ao Paraguai, Cuba, Portugal e Espanha. Desenvolve há anos o projeto “O Poeta na Escola”, espetáculo interativo de poesia (oficina-show) que envolve interpretações poéticas, cênicas e musicais com o objetivo central de formar novos leitores e aproximar mais os que já possuem gosto pela leitura. Este espetáculo já percorreu mais de 300 instituições de ensino, atingindo um público aproximado de 35.000 alunos, em diversos estados brasileiros. Pedro Jr da Fontoura integra a linha de frente da declamação e da pajada gaúcha com uma trajetória artística que já lhe rendeu mais de uma centena de premiações, várias de nível internacional. É presença garantida nas principais Feiras de Livro do sul do Brasil, bem como nos grandes eventos e festivais da nossa terra, seja como apresentador, compositor, intérprete e/ou produtor cultural. Como letrista, possui inúmeras obras gravadas por importantes nomes da nossa música regional. De mente e alma inquietas, está sempre inovando em sua arte, bem como redescobrindo fontes do fazer artístico e literário.

(fonte: culturadaquerencia/2012)

*Por Paulo de Campos

 

12523065_10205165883729900_5701403749426317882_n

Divulgação