Osório é contemplado com o projeto “Vestígios Açorianos”

O Departamento de Cultura recebeu, no dia16 de junho, a artista plástica e escritora Denize Domingos, que entregou matérias para o município. A ação faz parte do projeto “Vestígios Açorianos”, uma iniciativa da artista plástica e escritora Denize Domingos, com produção executiva de Renata Becker.
O mesmo visa resgatar a memória e preservar a herança cultural e histórica deixada por tão importantes colonizadores do Estado do Rio Grande do Sul a partir do patrimônio artístico/arquitetônico por eles deixado. Financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA FAC – RS) o projeto contempla catorze cidades gaúchas que são: Caçapava do Sul, Canguçu, Gravataí, Guaíba, Jaguarão, Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Vacaria e Viamão.
Os principais pontos turísticos, prédios históricos, atrações culturais e personalidades cujas imagens representem cada uma das cidades acima citadas serão reproduzidos em peças de cerâmica com bordas similares aos tradicionais azulejos portugueses. Então as placas de cerâmica serão afixadas junto aos principais pontos culturais de cada uma dessas catorze localidades. As peças serão confeccionadas com técnicas da mais alta tecnologia se utilizando das artes gráficas para reproduzir o design das clássicas peças de origem portuguesa.
Com este projeto Denize mostra que é viável integrar a arquitetura contemporânea desses lugares com elementos decorativos que remetam a um passado tão importante. Estabelecer o diálogo entre o novo e o “velho”, a começar pela aplicação de técnicas modernas para a reprodução de peças que marcaram o Brasil colonial.
“Vestígios Acorianos” é um projeto democrático em relação a gênero e extrato social, uma vez que suas obras estarão expostas nas ruas, afixadas nas fachadas de edificações públicas, com classificação indicativa livre.

Artista plástica fez a a entrega para a Cultura

Artista plástica fez a entrega para a Cultura/ Foto: Divulgação