Operação Golfinho

A Operação Golfinho é a mais tradicional da Brigada Militar, já que mobiliza efetivo e material para atender às demandas oriundas do aumento da população na região litorânea e de balneários de águas internas, em todo o Estado, no período do veraneio.
O Comando Rodoviário atua na fiscalização das rodovias estaduais, o Batalhão de Aviação terá aeronaves à disposição para ações de polícia ostensiva e para auxílio em salvamentos, resgates e buscas. Estão sendo realizada ações de polícia ambiental, controlando os espaços determinados para áreas de surfe e de pesca, a instalação de redes, assuntos relacionados à fauna e à flora.
Os salva-vidas não têm tido descanso neste verão. Desde o início da Operação Golfinho, em dezembro, o litoral gaúcho registra uma média de 20 salvamentos por dia.Já são 508 salvamentos em 25 dias, índice que acende o alerta em pelo menos dois aspectos: se por um lado há muitos veranistas descumprindo as orientações de segurança, por outro há locais movimentados que não recebem guaritas — ou as têm em condições precárias.
No último final de semana, em Tramandaí, mesmo com o mar tranquilo os salva-vidas realizaram um excelente trabalho de prevenção e orientação aos veranistas. Parabéns a equipe da Operação Golfinho.