“O cliente diz tudo e como devemos fazer”

Conhecido como um dos empresários mais bem sucedidos no ramo gastronômico de Osório, Rodrigo Garcia Pires, completa 15 anos de inauguração da À Lenha. Proprietário de quatro lojas espalhadas pelo Litoral Norte, ele ainda recebe propostas para abranger sua marca.
Rodrigo é natural do Caconde. Criado no tradicional restaurante Quitandinha da família Pires, onde nas décadas de 70 e 80 serviu a cidade de Osório nas margens da BR 101, ele bem que tentou seguir para outro ramo. Mas o trabalho ao lado de seu pai Walmor e sua mãe Ana que sempre trabalharam nesse ramo e muito lhe ensinaram, o fez ver que era de berço e inevitável seguir a profissão de comerciante.
O trabalho dos pais serviu de modelo. “Meu pai Walmor atendia as pessoas nos seus negócios de uma maneira natural aliando amizade e prazer. É isso faço hoje na À Lenha, recebo com alegria, me preocupo com a satisfação das pessoas. Minha mãe fazia o mais simples prato com muito amor, durante muitos anos trabalhamos no Barzinho da CNEC criando uma linda história. Nesse ano de 2014 fomos convidados a voltar a administrar o novo Barzinho da CNEC, pela direção da Facos fazendo a alegria de várias gerações que estudaram lá”, conta Rodrigo.
Em 17 de maio de 1999 criou a sua primeira loja de atendimento ao grande público, oportunidade oriunda das dificuldades financeiras, Rodrigo investiu na sua ideia de montar uma pizzaria com tele entrega. A comercialização de pizzas na garagem de casa, ao lado da esposa Andréia, deu lugar à primeira À Lenha. Ele afirma que sempre pode contar com o apoio dos familiares e amigos para todos os projetos.
Hoje com lojas em Osório, Atlântida e Capão da Canoa o empresário relembra que aprendeu muito. Para Rodrigo o primordial é a qualidade dos produtos aliado ao atendimento. “Não adianta nada tu teres uma bela casa, um ótimo produto se teu atendimento não for satisfatório para o cliente. Se conseguires atender bem, o cliente não se importa em pagar. Eu pesquiso muito, viajo, participo de feiras, treino minha equipe, ponho em prática sugestões de clientes. Eles são fundamentais para o processo de elaboração porque eles dizem tudo e como tu tens que fazer.” Os nomes diferenciados das pizzas, evidenciam o carinho de Rodrigo Pires pelos clientes que indicam novos sabores. Seria está à receita para o seu sucesso? Ele afirma: Persistência, paixão pelo trabalho, disciplina e pessoas que trabalhem contigo acreditando na tua empresa. Quem gosta do que faz sabe que nada é do dia para o outro.
Nesses 15 anos de empreendedorismo, Rodrigo faz um balanço da sua vida profissional. “Esse ano marcou bastante, eu fiz uma leitura bacana de tudo que aconteceu, nem eu sabia o que era direito e o que eu representava para Osório. Me fez tentar ser uma pessoa melhor para minha família, equipe e sociedade. Muita gente admira tanto o meu trabalho quanto o da minha equipe. Claro que eu tenho uma grande parceira que é a minha esposa Andréia, sem ela nada teria acontecido. Tudo isso é fruto de fazer o que se gosta, de trabalhar com prazer”, evidencia.
O empresário tem recebido diversas consultas de clientes que querem uma À Lenha no seu município, mas afirma que todo o projeto é algo que o exige muito. “Esses dias o prefeito de uma cidade me ligou, oferecendo um incentivo para eu abrir uma pizzaria. Agradeci muito, mas disse que não era o momento”, confidencia em função da loja de Capão que vai para o segundo ano e o Barzinho da Facos que requer bastante energia.
Rodrigo é muito grato por essas oportunidades que recebe e pelo reconhecimento da população. “Tudo que eu sou e tenho, eu devo a À Lenha. Se hoje eu sou um cara conhecido no Estado pela minha marca gastronômica é devido a minha equipe que no verão chega a ser 150 funcionários, o meu diferencial é o atendimento, além de um grande produto”, afirmou.
Sobre Osório ele garante que ainda tem muito a crescer. Rodrigo afirma que faz um trabalho com jovens que em muitos casos começam a trabalhar com ele e permanecem. Deslumbrando o futuro turístico do município o empreendedor Rodrigo abriu a Á Lenha Trattoria, nos altos do Morro da Borússia. “A Trattoria é um projeto que ainda tem muito a crescer. Nós recebemos gente de todos os Estados que se encantam quando chegam ali, mas o trabalho em longo prazo, uma coisa que depende muito da cidade também, de Osório definir suas questões turísticas, suas estruturas e trabalhar a cultura turística desde os mais jovens até os mais velhos, porque turismo é receber bem”, afirmou.
Muitas pessoas conhecidas pela mídia já conheceram a pizzaria Á Lenha, segundo Rodrigo elas se impressionam. Muitos também chegam por indicação e o proprietário da muito valor a isso. “É bacana ver as pessoas indicando a tua casa como referência, dizendo que é o melhor lugar que já comeram, dizendo que tu és o melhor no teu ramo. Claro que isso tem a ver com receber bem as pessoas, isso forma um clima legal na mesa, as pessoas sentem prazer, não quer dizer que aquela seja a melhor pizza, mas aquela noite foi boa porque a pizza tava legal, o atendimento bacana, gastronomia são vários fatores juntos que te dão prazer. Ser dono de restaurante tem muito a ver com isso, colocar amor e ter um resultado satisfatório”, finaliza. Para o empresário Rodrigo a maior alegria é ver a satisfação do cliente e ele encerra deixando sua mensagem aos clientes – Muito obrigado.

10375020_628295283927037_1591278243759852801_n DSCF7094