Nutricionista Natália Trelles orienta sobre alimentação na gravidez

Nutricionista Natália Trelles Aguiar

A alimentação equilibrada é um hábito recomendado para toda a vida. Durante a gestação, a responsabilidade quanto à alimentação aumenta, uma vez que implica diretamente no perfeito desenvolvimento do bebê. A nutricionista clínica e especialista em nutrição infantil e treinamento desportivo, Natália Trelles Aguiar, explica como o consumo de alimentos e vitaminas influenciam no desenvolvimento do bebe e quais alimentos devem ser evitados.

O que devemos observar na alimentação durante a gravidez?

A gestação é um momento para fazer escolhas na alimentação que sejam saudáveis a fim de ganhar somente o peso necessário ao desenvolvimento do bebê.

Quais são os alimentos que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê? Alimentos restritos:

Durante a gestação, o consumo de cafeína (café e chá) deve ser moderado. É recomendável também evitar frituras, gorduras, alimentos com cheiro forte e desagradável, bem como condimentos (ketchup, pimenta, mostarda e picles). Também não se devem beber líquidos durante as refeições, a fim de evitar a distensão do estômago e uma digestão mais lenta.

Outros alimentos proibidos são: queijo fresco de leite não pasteurizado (devido ao risco de se contrair brucelose); álcool, pois afeta o desenvolvimento do bebê; comidas que aumentam a formação de gases, como grãos, feijão, repolho, couve-flor e bebidas gaseificadas; carne mal passada (por causa do risco de toxoplasmose); e mariscos e maioneses (devido ao perigo de salmonela).

É importante tomar suplementos de vitamina durante a gravidez?

Durante o primeiro trimestre, o ácido fólico (ou vitamina B9) é o nutriente mais indicado pelos médicos. Sua ingestão auxilia na formação do tubo neural do bebê. No segundo trimestre, a vitamina C (age na formação da pele e casos sanguíneos, auxilia também na melhor absorção do ferro), o magnésio (favorece os tecidos), Vitamina B6 (auxilia no ganho de peso do bebê) e Ferro (essencial para o transporte do oxigênio) são as mais recomendadas. Por fim, no terceiro trimestre o cálcio o mineral obrigatório, devido a formação óssea do bebê além de auxiliar na coagulação sanguínea.

E as grávidas com sobrepeso como deve ser a alimentação na gestação?

Uma forma simples de saber qual deve ser o seu ganho de peso é aplicar a fórmula do Índice de Massa Corporal (IMC) IMC= Peso habitual antes da gestação (kg) / Altura²(m). O IMC leva em conta o peso antes da gravidez Com base no valor do IMC calculado, veja na tabela a seguir o ganho de peso recomendado até o final da gravidez; Na tabela abaixo segue um exemplo do recomendado:

Qual é a média de ganho de peso para uma gravidez saudável?

A gestação não é época para fazer dietas restritivas e nem perder peso. Por outro lado, também não significa comer em excesso, ou “comer por dois”. O ganho de peso adequado no primeiro trimestre da gravidez é de 1,5 a 2,0Kg. A partir desta fase, é recomendado um ganho adicional de 1,5 a 2,0Kg por mês para chegar ao final da gravidez com 7,0 a 15,0Kg a mais, no máximo.

Sabemos que esse período é cheio de dicas e conselhos, mas nem sempre certos. Sobre a questão “comer por dois”?

Aquela velha história de que se deve “comer por dois” durante a gestação está ultrapassada. O segredo está na escolha dos nutrientes, que precisam ser consumidos adequadamente em cada fase da gravidez, para garantir a saúde do bebê e da futura mãe. É nesse período, portanto, que a alimentação precisa ser selecionada e muito mais balanceada. É claro que nada substitui o acompanhamento médico e nutricional além dos exames que devem ser feitos durante o pré-natal.

A nutricionista Natália atende na Rua Major João Marques, 909.Convênios: Sindicato dos Bancários, Odontomed, Caixa de Assistência dos Advogados (CAA – OAB/RS), Sinpro/rs, Cardoso Marques (Santo Antônio da Patrulha), Sindicomerciários, Stialsap, Sindicato dos Metalurgicos ; Hoffmeister.

Planos de saúde: Postal Saúde, Cabergs, Cassi, Geap, Lifeday, Saúde Pas;

Telefone: (51) 984732923

Texto:Anelize Sampaio