Nutricionista Natália Trelles orienta sobre a volta da rotina alimentar e os riscos das dietas restritivas


Após o Carnaval, voltamos a nossa rotina de trabalho, estudos e compromissos do dia-a-dia.  A nutricionistaclínica, especialista em nutrição infantil e treinamento desportivo, Natália Trelles de Aguiar, traz dicas para manter uma alimentação saudável o ano todo.

Após as férias e confraternizações há a volta da rotina de estudos e trabalho. Quais são os cuidados para manter a alimentação saudável tanto das crianças quanto dos adultos?

O retorno à rotina é inevitável. Para evitar que a rotina atribulada afete o desempenho e tenha um impacto negativo na qualidade de vida, é essencial reservar um tempo para cuidar de si mesmo e do que você come, com uma dieta adequada ao seu dia a dia.

Para isso, é necessário saber fazer escolhas corretas e dedicar alguns minutinhos de seu dia para programar suas refeições.

  • Faça compras de maneira consciente;
  • Não pule o café da manhã;
  • Programe os lanches com antecedência, para as crianças opte por mandar o lanche da escola;
  • Cuidado com a hora do almoço e jantar, opte por refeições completas ao invés de lanches;
  • Não se esqueça da hidratação;
  • Seguindo essas dicas simples de alimentação saudável, você conseguirá manter seu organismo equilibrado e com energia para realizar suas atividades e compromissos durante todo o dia, mesmo com a correria de retorno a rotina no dia a dia!

Dieta restritiva: o que é e quais suas consequências?

Dieta restritiva é aquelas que incentiva a deixar de consumir algum macronutriente do plano alimentar. Como por exemplo, carboidratos, proteínas, gorduras.

As dietas restritivas podem ajudar a emagrecer no começo, porque o corpo não está recebendo o suficiente para funcionar. Por isso, restringir macronutrientes não reeduca e não dá saúde a ninguém. Isso pode, inclusive, a:

  • Compulsão alimentar;
  • Aumento na vontade por doces;
  • Ansiedade;
  • Ganho de peso.

Tudo porque o organismo não receberá quantidades necessárias de nutrientes para manter seu funcionamento. Assim, ele desacelera o metabolismo e favorece ao acumulo de gordura no corpo.

Vivemos em mundo digital que muitas pessoas dão “dicas de alimentação” com fotos milagrosas de emagrecimento rápido nas redes sociais. Quais são os principais perigos destas informações? Qual a importância da orientação profissional para a nossa saúde?

Não tem jeito, por mais que a gente saiba que as celebridades precisam perder peso e transformar seus corpos rapidamente para se enquadrar em um papel ou outro, muitas vezes o feito de uma “dica” pode instigar algumas mulheres a traçarem o mesmo caminho de forma incorreta. A consequência disso é a constante procura por uma dieta milagrosa que elimine medidas quase que instantaneamente, o que não é verdade. Pode até ser que aderir essas dicas realmente mande embora todos os quilinhos extras que queria, mas como será que ficou a sua saúde ou, pior do que isso, será que você conseguirá manter o peso? Consulte sempre um nutricionista, que é o profissional adequado para a orientação alimentar, assim conseguirá fazer uma avaliação de como anda sua alimentação, esse profissional avalia as necessidades de cada indivíduo, pois cada um de nós temos uma necessidade nutricional individual.

Endereço: Rua Major João Marques, 909

Convênios: Sindicato dos Bancários, Odontomed, Caixa de Assistência dos Advogados (Caa – OAB/rs), Sinpro/rs, Cardoso Marques (Santo Antônio da Patrulha), Sindicomerciários, Stialsap, Sindicato dos Metalúrgicos,

Planos de saúde: Postal Saúde, Cabergs, Cassi, Geap, Lifeday, Saúde, Pas.

 Telefone: (51) 984732923