Não falem mal do Carnaval de Osório perto de mim

Confesso que no dia de ontem fiquei até irritado com as especulações sobre o Carnaval de Osório nas redes sociais. Eu sabia que o Carnaval de Osório iria ser o melhor dos últimos tempos, pois já havia sido dada uma amostra na Muamba. No entanto, alguns mal informados e até maldosos detonaram o nosso querido Carnaval, e até especulação que não sairia mais no sábado. Uma moça chegou ao ponto de misturar política com Carnaval e dizer que estava se mudando para Tramandaí, porque lá seria melhor de se viver. Outro argumentou apenas com uma frase: “Pobre Carnaval de Osório”.

Para contestar os urubus do Carnaval de Osório somente eu e o Maninho Monni defendendo o que já sabíamos que iria acontecer à noite, com chuva ou sem chuva, ou seja, um espetáculo magnífico.
Eu sabia do esforço do governo municipal para fazer o melhor Carnaval do Litoral aqui na nossa cidade. Já havia sido assim em Atlântida Sul e seria melhor ainda em Osório. Um cidadão chamado Antônio Marculan não medira esforços para a grande festa, desta terra que amamos tanto. O prefeito Eduardo Abrahão, em férias, deixou a recomendação para nós, os seus assessores, que o Carnaval de Osório fosse o melhor. O prefeito em exercício Eduardo Renda também tinha certeza do sucesso, pois confiava na sua gente, e na sua equipe de trabalho.
Nas escolas os esforços foram enormes.Como é normal, sempre falta alguma coisa, e a busca por patrocínio vai até o último minuto. Um Carnaval de luxo, custa muito mais do que a ajuda financeira do poder público. Então por mais simples que seja o carnavalesco ele enfia a mão no bolso e gasta o que não pode para levar à avenida a alegria para sua comunidade.
A Escola Bons Ventos, sob a batuta do João, não trouxe de volta o Carnaval de Osório. Foi mais longe, começou um novo Carnaval deixando o passado apenas na história. Iniciou com a sua marca um Carnaval extraordinário com muita criatividade e samba no pé. Saudade do Patrocínio, que sempre ouço nos Carnavais de Osório, não ouvi este ano. Não ouvi porque a Escola Bons Ventos implantou um novo estilo de fazer Carnaval com muita alegria e criatividade.
Na campeã Zona Leste, o mestre Jorginho e a presidente Priscila Ferreira surpreenderam com muita qualidade e luxo na avenida. Passistas lindas levaram para avenida samba no pé, graça e beleza. Acompanhei o Jorginho preparando a sua escola, batendo de porta em porta em busca de alguma ajuda para que ela fosse campeã. Não foi fácil convencer as pessoas acreditarem no Carnaval de Osório. E o Jorginho fez isso com maestria. Ganhou por poucos décimos o quesito alegoria e por isso foi campeão. Também vai fazer parte de um novo Carnaval de Osório, muito mais forte, muito mais Carnaval com muito mais profissionalismo. Muito mais bonito do que o inesquecível José do Patrocínio.
Por tudo isso, respeitem os carnavalescos de Osório que levaram à avenida um Carnaval magnífico. E não falem mal do Carnaval de Osório perto de mim, porque eu sou Bons Ventos, eu sou Zona Leste, com muito orgulho e alegria no coração.

Antão Sampaio

DSC05600

DSC05730