Mudanças são propostas no Plano de Mobilidade Urbana de Osório

Na audiência pública promovida pela prefeitura de Osório na noite de quarta-feira, dia 17, no auditório da Facos, foram apresentadas sugestões de mudanças no trânsito do município. As propostas integram o Plano de Mobilidade Urbana de Osório e compõem os itens da conclusão de um estudo realizado por empresa contratada em junho deste ano. Entre as principais sugestões estão: implantação de mais binários (mão única em algumas ruas), alargamento das ruas para novos loteamentos, novo desenho para as esquinas, entre outras.
A audiência foi realizada pela Unidade Urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Ainda este ano, será concluído o relatório que fará parte da lei que regulamentará as mudanças. Em 2015, a lei será encaminhada a Câmara de Vereadores para aprovação. As mudanças serão adotadas a curto, médio e longo prazo”, esclarece o arquiteto da Secretaria, Alencar Massulo. Foram mais de 30 pontos estudados pela empresa Urbana Logística Ambiental do Brasil Limitada na sede e distritos de Osório.
Outras modificações sugeridas são os locais para estacionamento rotativo e locais onde será proibido estacionar, locais que receberão novos semáforos e rótulas, prolongamento de algumas avenidas como a Jorge Dariva e a General Osório. Ainda foram elencadas as principais ruas do município e que, a partir delas, serão redefinidos os traçados das linhas de transporte coletivo. São elas: Av. Jorge Dariva, Av. Getúlio Vargas, Rua Costa Gama, Av. Marcílio Dias, Rua Santos Dumont, Rua João Sarmento, Av. Brasil, Rua Mário Silveira e Rua Imbé.
A Lei Federal de nº 12.587/07 estabelece que até 2015 todos os municípios com mais de 20 mil habitantes tenham o Plano de Mobilidade Urbana, garantindo o repasse de recursos federais para o setor na manutenção de sistemas que garantam a qualidade vida da população. Mais informações sobre o Plano de Mobilidade Urbana do município de Osório no setor de Unidade Urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (51) 3663 8204.