Maquiné terá vivência sobre as plantas alimentícias não convencionais (PANC)

A vivência“PANC e a geração de renda em Maquiné” será realizada dia 8 de setembro na aldeia Ka’aguy Porã (Mato Sagrado), com o tema sobre as plantas alimentícias não convencionais. Contará com a nutricionista e mestre em Fitotecnia Irany Arteche, o botânico e doutor em Fitotecnia Valdely Knnup e o engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia Nuno Madeira, pesquisadores das PANC há mais de 10 anos. A pesquisa de Valdely com apoio de Irany gerou o livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas” publicado em 2014 pelo Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

A organização do evento no município está sendo feita pelo Projeto Taramandahy, em parceria com o Centro Ecológico Litoral Norte e a Rede de Orgânicos de Osório. O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Anama, com apoio do Comitê Tramandaí e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. 

O objetivo da vivência é sensibilizar sobre o conceito PANC, bem como difundir e popularizar os potenciais agrônomos, gastronômicos, industriais, nutritivos e ambientais da biodiversidade local. Dentro da programação, Valdely tratará sobre a identificação, usos e propriedades nutricionais das PANC, Irany vai orientar os preparos culinários e Nuno trocará experiências sobre a geração de renda com as plantas alimentícias não convencionais. Sua realização na aldeia indígena se apresenta buscando a integração com a Tekó Jeapó – modo de vida Mbyá Guarani.

São 50 vagas disponíveis. E somente serão aceitas inscrições prévias, as quais devem ser solicitadas pelo e-mail: tripanc.rs@gmail.com.

Serviço

Vivência ‘PANC e geração de renda’

Data: 08/09/2019

Horário: das 8h30 às 17h

Local: Aldeia Ka’aguy Porã, Retomada na antiga FEPAGRO Litoral Norte, ERS 484, Maquiné. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o salão comunitário do Aguapés, em Osório.

Informações e inscrição pelo e-mail tripanc.rs@gmail.com