Litoral Norte apresenta suas contribuições para o Plano Plurianual

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Litoral Norte apresentou, na noite da última segunda-feira (6), seus objetivos regionais para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. A estratégia e a visão de futuro dos 21 municípios que compõem a Região Funcional, 4 foram tema do encontro realizado na Câmara de Vereadores de Osório, durante a visita da Caravana da Transparência. Foi a 5ª edição da iniciativa do governo do Estado que tem o objetivo de mostrar às regiões a situação das finanças públicas e as medidas que estão sendo tomadas, e debater com as comunidades a construção do PPA.
A Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) explicou a metodologia de elaboração do PPA, o mapa estratégico do governo e como as regiões funcionais participarão do processo, além do cronograma de formulação do plano, que deve ser protocolado na Assembleia Legislativa em 1º de agosto.
No Eixo Econômico, duas das prioridades da região são fortalecer as cadeias produtivas de alimentos, a construção civil e o turismo e criar programas de incentivo para a instalação de novas indústrias. No Eixo Social, os municípios destacaram a necessidade de um hospital e uma clínica de oncologia regionais e o fortalecimento da polícia ostensiva durante a alta temporada no Litoral Norte. As sugestões serão incluídas no Plano Plurianual, que é a base para a definição dos programas e ações do governo para os próximos quatro anos.