I Seminário Interdisciplinar da Consciência Rosa inicia nesta noite

Evento de apoio e conscientização faz parte da programação do Outubro Rosa

Atenta a campanha nacional Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Osório juntamente com parceiros, realiza na noite desta quinta-feira, (10/10), às 19h30min, no auditório Romildo Bolzan – UNICNEC, o I Seminário Interdisciplinar da Consciência Rosa.

A programação do evento que visa conscientizar quanto a prevenção ao câncer de mama seguirá na noite de sexta-feira, (11/10), a partir das 19h30min, na UNICNEC.

O evento é aberto para toda a comunidade osoriense, sendo que as inscrições devem ser feitas no site da secretaria da Saúde:  saude.osorio.rs.gov.br, na aba Eventos ou a partir das 19 horas de quinta-feira (10/10), no local do evento – sujeito a disponibilidade de lugares. Será fornecido certificado aos participantes interessados.

O seminário é um dos eventos que acontecem durante o Outubro Rosa, com o objetivo de mostrar a necessidade da conscientização para a doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a de maior incidência no mundo. No Brasil, com base em dados divulgados nos últimos dias pelo Ministério da Saúde, a taxa de incidência da doença no país é considerada alta, são 62,9 casos por 100 mil habitantes. A mortalidade, segundo o MS, está diretamente relacionada ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno.

Segundo o Inca, Porto Alegre tem cerca de 8 mil casos de câncer por ano e a cidade ocupa o 1º lugar no ranking das capitais do Brasil com mais incidência de câncer de mama

O trabalho de abordagem de forma mais intensificada neste mês, além de destacar a importância do autoexame e dos exames preventivos, enfoca a necessidade de hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, que contribuem para a qualidade de vida e a prevenção da doença. A orientação do Ministério da Saúde é de que todas as mulheres a partir dos 55 anos façam a mamografia a cada dois anos.