I Caiacada ecológica no estuário Tramandaí  “Águas de Março”

Iniciantes e experientes podem participar desse evento náutico de caráter contemplativo

A Ação Nascente Maquiné (ANAMA) está promovendo no dia 03 de março de 2018, a I Caiacada na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí do Projeto Taramandahy – Fase III. O Evento tem a proposta de aproximar gestores e público em geral aos recursos hídricos, ampliando o engajamento social na gestão da Bacia.

Com o tema“Caiacada das Águas de Março” o evento contemplará o estuário do Rio Tramandaí, única ligação dos 150 km costeiros da Bacia com o mar, em uma região essencialmente turística.  Além do enfoque de gestão das águas, a ideia ainda é demonstrar que o turismo de verão não acaba após o carnaval e que os atrativos naturais da Bacia continuam disponíveis para as práticas de esportes sustentáveis.

O evento é gratuito e aberto para esportistas, aventureiros e público em geral, que poderão apreciar as belezas naturais da região, remando pelas águas calmas da Laguna de Tramandaí, do Armazém e Canal do Arroio Camarão, onde serão recebidos com um lanche e suco de frutas nativas da Mata Atlântica.

Como disse Tom Jobim em sua música Águas de Março “são as águas de março fechando o verão … é a promessa de vida no teu coração”, a “Caiacada das Águas de Março” sensibiliza para a qualidade das águas da Bacia e é promessa de vida, em todos os sentidos, pois sem água, não há vida.

Além da tradicional remada, está previsto o “Bate Papo Ambiental” com o tema “Áreas prioritárias para a Conservação da Biodiversidade” ministrada pelo ecólogo Dilton de Castro, trazendo maior conhecimento sobre a importância dos ecossistemas da bacia.

A caiacada é uma Ação de qualificação do Comitê Tramandaí realizada pelo Projeto Taramandahy – Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Para participação basta realizar a inscrição prévia através do e-mail comitetramandai@yahoo.com.br, pelo telefone 51 3663252 ou pelo whats 51 985121012.

Em caso de condições climáticas adversas o evento será transferido para o dia 10/03/2018.

Programação:

I Caiacada na Bacia do Tramandaí – Projeto Taramandahy Fase III

09h00     Recepção dos participantes na Barra do Tramandaí.

09h30     Inicio da Caiacada das “Águas de Março”.

11h30     Previsão de chegada e recepção dos participantes com suco e salchipão;

13h00     Bate Papo Ambiental – Áreas prioritárias para conservação.

15h00     Encerramento.

 

Imagens em anexo:

1 Caiacada 2012

2 Estuário Tramandaí visto do Morro da Borússia

 

Estas fotos fazem parte do livro “Qualidade das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí” (Dilton de Castro, Cacinele Mariana da Rocha. – Porto Alegre: Via Sapiens, 2016) publicação do Projeto Taramandahy – Fase II.