Grupo de Osório visitou o Chile entre 8 e 18 de outubro

Saindo de Osório, um grupo de professores fez uma viagem ao Chile entre 8 e 18 de outubro. Composto por 48 pessoas, o grupo foi coordenado pelo casal Italo e Elaine Gomes e agregou participantes dos municípios de Maquiné, Capivari do Sul, Terra de Areia e Capão da Canoa, a professores da Escola Prudente de Morais e da Escola Técnica de Agricultura de Viamão.
A viagem em parceria com a empresa Barcelos Turismo (Santo Antônio da Patrulha) e a Associação dos Ex-alunos da ETA (Viamão), escola da qual foram ex-alunos e professores que qualificaram o grupo. Entre os destaques do grupo, estavam o prefeito municipal de Maquiné, ex-aluno da ETA Alcides Scussel; a vice diretora agropecuária da ETA, professora Jane Gonçalves; o empresário Pedro Müller, diretor da Itapeva Equipamentos Agrícolas e vários profissionais liberais dos setores de agropecuária e educação.
O roteiro da viagem incluiu as cidades argentinas de Córdoba, Mendoza e Villa Mercerdes e no Chile, Santiago do Chile, Valparaíso e Viña del Mar. Entre os locais visitados destacam-se a Vistandes Bodegas e Vinícola (Mendoza); Olivícola Pasrai SRL e outras na Argentina. No Chile, o grupo foi recebido na Vinícola Concha y Toro (maior vinícola do mundo); Mercado Municipal de Santiago do Chile (5º. maior do mundo); passando pela Reserva Festiroja, no Colchagua Vale e pelo Vale Maipú, onde concentram-se várias empresas vinícolas, produtoras de hortaliças e frutas e de azeite de oliva e outros produtos, além de frutas secas e sucos.
A Dra. Ingrid Bergman Inchausti de Barros, da Faculdade do Depto de Hortaliças e Frutas da Faculdade de Agronomia da UFRGS, também acompanhou o grupo. O Chile é grande produtor e exportador de frutas e hortaliças, com destaque para a uva, maçã, pêra, kiiwi, cerejas, framboesa e outras. São também itens da produção chilena o abacate chileno, cebola, alho e outras.
A excursão pegou também uma nevasca tardia que cobriu de branco boa parte da Cordilheira dos Andes (o que não acontecia há 15 anos), e teve a oportunidade de subir ao Vale Nevado (a 3.800 metros acima do nível do mar). Visitou também as cidades de Viña del Mar (com seu famoso relógio da Copa do Mundo de 1962), e conheceu Valparaíso e praias do costa do Pacífico, porto militar, pesqueiro e porto comercial.

Edegar da Silva

 

Viagem

Grupo das ETA (Viamão), na excursão ao Chile/ Foto: Divulgação