Fórum Internacional da Educação completa 20 anos

O Fórum de Educação completa 20 anos e sua abertura oficial aconteceu na quarta-feira (20), no Pavilhão de Esportes da CNEC Osório. O evento que visa contribuir na formação de docentes traz esse ano o tema “A experiência de pensar a educação”. Autoridades participaram da cerimônia que reúne cerca de 900 inscritos de diversas localidades.
Bacharel em Direito, Marcos Rossi ministrou a palestra inaugural trazendo em sua abordagem a motivação interior para as realizações individuais. Ele que nasceu com síndrome de Hanhart, deficiência cognitiva, que impediu o crescimento de seus braços e pernas faz de sua trajetória uma lição de superação.
Expondo um paralelo entre as histórias que passou e as barreiras pessoais que cada um enfrenta, a palestra de Marcos passa por questões corporativas, pessoais e sociais. A plateia que o assistiu foi levada a uma reflexão a cerca da postura individual frente aos desafios.
No turno da tarde foram oferecidas atividades de livre escolha aos participantes. Uma sessão teatral e mostra de pôsteres foram programadas nos auditórios Felipe Tiago Gomes e Romildo Bolzan. A palestrante Cleo Fante seguiu com a conferência trabalhando as sete ferramentas para educar melhor.
A conferencista enfatizou que é necessário tratar a saúde emocional do aluno, o mais cedo possível, para o rendimento escolar. Segundo Cleo, nos anos iniciais que os traumas podem se originar e externar um problema de convívio e aprendizado. A palestrante tratou a questão da violência nas escolas, dedicando-se especialmente ao bullying, assunto sobre o qual tem um livro publicado.

 

8ae4b7ba-518d-4089-b866-2e2b939fab04

 

0803123e-7510-4137-be2a-1c8730fb25ac

 

e4612be1-801c-4cdf-b704-31e5cf0bf075

 

Texto e fotos: Jéssica Martins