40 anos trabalhando com popularidade

Jéssica Martins
Vindo de Santa Catarina para o Sul, Jovelino Pedro Costa inaugurou em Osório sua pequena casa de retalhos em 1974, que hoje viria a ser a loja de confecções e aviamentos Feira dos Retalhos, o nome da empresa se manteve e hoje em um grande espaço completa 40 anos, sob a administração do filho caçula Cleverson Custódio Costa.
A mudança de cidade exigiu de seu Jovelino não apenas adaptação, mas o empreendedorismo. A prática de venda de retalhos por quilo fez tanto sucesso, que a linha de produtos foi ampliada para cama, mesa e banho e em 1978 mudou-se para uma sede própria, alcançando também o ramo das confecções.
O começo das compras em São Paulo rendeu a seu Jovelino a experiência de saber escolher os melhores produtos para seus negócios, ele conta que a primeira vez desceu as ruas da capital paulistana sem nada conhecer. “Naquele tempo para não pagar frete eu pegava carona com os caminhoneiros e trazia as compras numa lona. Eu fui descobrindo os vendedores, abrindo o crédito, de alguns eu comprei por muitos anos. Demorou muito tempo até que as empresas começassem a nos visitar”, relembra.
Para alcançar o sucesso foi necessário que a cidade também evoluísse. O empresário Jovelino brinca que ele e Osório cresceram juntos. O começo de dificuldades ficou para trás e a loja se fixou em seu endereço atual em 1999. O proprietário acredita que tudo aconteceu graças a seu pensamento positivo. Se alguns obstáculos se opuseram no caminho devido a um incêndio que atingiu a loja, Jovelino soube superá-los com a sabedoria de quem tem experiência nos negócios. “É uma loja popular, de tempos já e os preços são bons. Todo mundo conhece a Feira dos Retalhos. Foi a amizade que fez a loja crescer, o crédito na praça, a mercadoria que está sempre renovando, somos uma das maiores lojas do litoral no nosso segmento”, analisa.
O legado de comerciante, Cleverson Costa soube manter. Desde 2000, à frente dos negócios nunca dispensou os conselhos do pai. “A gente sempre esteve junto, meu pai ainda trabalha muito aqui, dividimos as ideias e os compromissos”, conta ele. Do filho caçula, Jovelino conta com indisfarçado orgulho. “Eu sei que posso deixar tudo isso aqui para ele porque irá cuidar, se eu morrer, morro tranquilo. Ele sempre esteve aqui desde os 15 anos, nunca foi procurar outro trabalho”. Juntos pai e filho colhem os frutos do empreendimento que deu certo e para comemorar agradecem aqueles que fizeram o negócio prosperar, os clientes.
No dia 2 de julho é comemorado o aniversário dos 40 anos da loja como primeiro dia de funcionamento. Mais de cinco mil produtos serão comercializados a preço de custo. Um total de 26 televisores de led serão sorteados até o final do mês. Cada dia, um produto estará na promoção de aniversário, uma outlet será montada no piso superior da loja com preço de fábrica, serão confecções a partir de R$ 10,00 e toda linha de cama, mesa e banho. “Tudo isso será uma forma de agradecer, eu não quero que o cliente chegue aqui e ganhe um presentinho, eu quero que ele compre um produto que ele nunca comprou na vida dele por um preço que ele nunca viu”, ressalta Cleverson. A loja que atualmente conta com 25 funcionários estará totalmente decorada para comemorar a data e receber os amigos e clientes, os proprietários afirmam que virão muitas surpresas pela frente.

DSCF7209