Festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário mantém a cultura viva

O Grupo Maçambique desempenha relevante papel na cultura local e do Rio Grande do Sul

Osório vivenciou neste ano mais um momento especial que é a realização da Festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário. Entre a quinta-feira, (3/10) e o domingo, (0610), a comunidade osoriense acompanhou a programação religiosa e cultural que neste ano ocorreu com o tema: “Sou batizado, sou enviado. Nossa Senhora do Rosário, ilumine a minha missão”.

Com realização do Conselho Pastoral Paroquial e o grupo Maçambique de Osório e apoio da Prefeitura de Osório/Jogue Limpo e Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, a festa deste ano foi coordenada pelo casal festeiro: Aluisio S. da Silva e Delcina A. da Silva.

O prefeito Eduardo Abrahão, que prestigiou o evento religioso e cultural do Maçambique e foi homenageado pelo Grupo, destacou a importância dessa valorização à cultura religiosa e a importância dos Maçambiques junto ao município. “Para Osório, é um orgulho ter o único grupo remanescente do Estado que vive em torno de congada de maçambique – existe outros Grupos, mas são da variante Quicumbi. A cultura afro é respeitada e reverencia na cidade através do Grupo que tem a Rainha Francisca Dias (Preta) e o Rei João Batista Rodrigues. É um desafio para os integrantes manter a história do ritual afro-brasileiro, que remonta ao tempo dos quilombos. Essa alegria e a devoção são evidenciadas e mostradas ao público durante a festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário, que novamente foi um sucesso. Parabéns ao grupo. O poder Executivo é incentivador de todas as ações durante o ano e faz isso com gratidão, em prol  da tradição e de um legado presente na família há quase um século”, ressaltou o prefeito.

A Assessora de Cultura, Adriana Sperandir avaliou positivamente a festa que enrique a cada ano a cultura religiosa. “Tivemos dias de muita cultura, devoção, emoção e alegria. Nosso agradecimento especial ao Prefeito Eduardo Abrahão, Secretário Rossano Teixeira, a Rainha Francisca Dias, ao Rei João Batista, dançantes, ao Bispo Don Jaime, ao Padre Hilário, ao casal festeiro deste ano, Aluisio S. da Silva e Delcina A. da Silva, as amigas que a cultura nos trouxe e a todos, que sempre contribuem para que nossa cultura se mantenha viva. Foi mais uma linda festa. Viva Nossa Senhora do Rosário e o Maçambique.  Obrigada a todos que participaram da Festa do Rosário – Festa do Maçambique”, salientou a Adriana.

Festa 2010

Casal Festeiro para a Festa da Nossa Senhora do Rosário de 2020: Cleci Inácia Terra e Jorge Boeira da Silva.

Capitão do Mastro 2020:

Mariano da Vila.

Texto: Eliana C. Izaias

Fotos: Henrique Abrahão/Cristóvão Fontoura e Grupo de Maçambiques