Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia

Com este lema, a Jornada Mundial da Juventude 2016 insere-se no Ano Santo da Misericórdia, tornando-se um verdadeiro e o próprio Jubileu dos Jovens a nível mundial.
Deus revela o seu amor como o de um pai e uma mãe que se comovem pelo próprio filho. Em Jesus, Deus se debruça sobre a miséria humana com compaixão.
A misericórdia de Deus é muito concreta e todos somos chamados a fazer experiência dela pessoalmente. O papa Francisco, após contar sua experiência, pergunta: “E tu, caro jovem, cara jovem, já alguma vez sentiste pousar sobre ti este olhar de amor infinito que, para além de todos os teus pecados, limitações e fracassos, continua a confiar em ti e a olhar com esperança para a tua vida? Estás consciente do valor que tens diante de um Deus que, por amor, te deu tudo?”
Vós amais a cruz das JMJ’s que acompanha os vossos Encontros Mundiais. A cruz é o sinal mais eloquente da misericórdia de Deus. Atesta-nos que a medida do amor de Deus pela humanidade é amar sem medida. Na cruz, podemos tocar a misericórdia de Deus e deixar-nos tocar pela sua própria misericórdia.
O único caminho para vencer o mal é a misericórdia. A justiça é necessária, e muito! Mas, sozinha, não basta. Justiça e misericórdia devem caminhar juntas. Quanto desejaria que nos uníssemos todos numa oração coral, saída do mais fundo dos nossos corações, implorando que o Senhor tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Queridos jovens, Jesus misericordioso, esperam-vos. Fia-Se de vós e conta convosco. Tem muitas coisas importantes a dizer a cada um e a cada uma de vós… Não tenhais medo de fixar os seus olhos cheios de amor infinito por vós e deixai-vos alcançar pelo seu olhar misericordioso, pronto a perdoar todos os vossos pecados, um olhar capaz de mudar a vossa vida e curar as feridas da vossa alma, um olhar que sacia a sede profunda que habita nos vossos corações jovens: sede de amor, paz, alegria e verdadeira felicidade. Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: “Jesus, confio em Vós!” Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites, a fim de vos tornardes apóstolos da misericórdia, através das obras, palavras e oração, neste nosso mundo ferido pelo egoísmo, o ódio e tanto desespero.
Levai a chama do amor misericordioso de Cristo aos ambientes da vossa vida diária e até aos confins da terra.