Felipe Garrai é pré-candidato da Juventude Socialista do PDT

Felipe Ferreira Lopes, o Garrai, tem 27 anos, natural de Canoas/RS. Reside na cidade de Osório desde sua infância. Em 2010, implicado pela situação política do país e de sua região, percebeu que para mudar para melhor a realidade de sua cidade, buscar um mundo com relações mais iguais, fraternas e coletivas, seria necessário pertencer a este processo, fazendo parte como ator e não mais como espectador.
O que agiu como gatilho neste seu modo de ver o mundo de ver o mundo foi um movimento que ele e alguns amigos do seu bairro levantaram para a construção de uma pista de skate para a cidade. Eram muitos os praticantes e havia o momento de os esqueitistas serem contemplados com um bom espaço. Assim, foram até as autoridades e reivindicaram a pista através de muito diálogo. Felizmente, foram contemplados, e este acontecimento fortaleceu o seu interesse de estar mais ativo nas decisões da cidade.
A partir daí, Garrai estudou a história e as ideologias de alguns partidos, e em um processo de afinidade às lideranças históricas do trabalhismo acabou por escolher o PDT para sua filiação, e militar na Juventude Socialista.
Iniciou em 2011 o curso de Psicologia na Faculdade Cenecista de Osório, e logo em sua entrada no ambiente acadêmico surgiu uma nova paixão, o Movimento Estudantil. Fundador do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Facos em 2011, Garrai foi o seu primeiro presidente eleito, tendo sido reeleito em 2012. No DCE da Facos fez uma das gestões mais atuantes do Rio Grande do Sul, trazendo muitos benefícios para os estudantes do Litoral Norte e auxiliando na fundação de diversos diretórios acadêmicos na região. Entrou na União Estadual dos Estudantes, foi vice-presidente para o litoral na gestão 2011/13 e atuou como 2° vice-presidente da UEE/RS da gestão 2013/15. Também teve participação destacada no 53° Congresso da UNE, em 2013, quando foi escolhido para defender a tese do Movimento Reinventar na sua Plenária Final.
Na Administração Municipal de Osório, acumula a experiência de um ano no cargo de Ouvidor, e servidor na Secretaria de desenvolvimento e Turismo, onde desenvolveu diversas atividades de políticas públicas de juventude, como: a 1ª Semana do Hip Hop de Osório, Feira de Profissões, ATS Surf Skate Music Festival, entre outras.
Dentro do curso de Psicologia, já teve algumas publicações no contexto de Cultura de Paz e Não Violência, tendo apresentado no Congresso Português de Sociologia em Portugal. Atualmente, no último semestre do curso, está atuando no CAPS – Casa Aberta. Felipe Garrai é também Secretário de Movimentos Sociais da JSPDT/RS.

 

13514332_1013917648656424_1693256376_n

Foto: Antão Sampaio