Feira do Livro de Osório

Dione Ramos é a Patrona da 31ª Feira do Livro de Osório

Osório escolheu para a edição da Feira do Livro deste ano, que ocorre de 27 de novembro a 02 de dezembro juntamente com o 3º Seminário do Programa Jogue Limpo, como Patrona, a professora de Literatura Dione Maria Ramos; o Xerife professor Carlos Augusto Natorp Fontoura e a Homenageada, professora – Isabel Silveira dos Santos.
O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (24/10) em um ato na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, seguido de bate-papo com a patrona. Participaram o prefeito Eduardo Abrahão; Primeira-dama, Soraia Abrahão; vice-prefeito, Eduardo Renda; Assessora de Cultura, Adriana Sperandir; Bibliotecária, Adriana da Costa; secretário de Desenvolvimento e Turismo, Antônio Marculan; Secretária de Habitação, Elisete dos Anjos; Secretária Substituta de Educação, Elaine Freitas; demais educadores e apoiadores da cultura.
Integrantes da Cúpula:
Patrona – Dione Maria Ramos possui mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Em 2000, conquistou o prêmio Mérito Grandes Líderes do Rio Grande do Sul, Capra Promoções e Pesquisas.
Além de produções bibliográficas e outras, a professora foi Diretora da Facos, Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto.
Xerife – Carlos Augusto Natorp Fontoura possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1984). Atualmente é professor e vice-diretor técnico da Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes e assessor técnico da Cooperativa Tritícola Palmeirense Ltda. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, educação, escola profissionalizante, agricultura familiar e formação e capacitação.
Homenageada – Isabel Silveira dos Santos – possui graduação em História pela Faculdade Cenecista de Osório (1991), mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Desde 1985 é professora na Prefeitura de Osório-RS. Tem experiência na área de História com ênfase teórica na História Cultural e Estudos Culturais, na docência das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e na capacitação de professores na área de História da África, História e Cultura Afro-brasileira e Relações Étnico-raciais. Defendeu a dissertação “Abram-se as cortinas: Representações étnico-raciais e pedagogias do palco no teatro de Arthur Rocha”, uma das dissertações premiadas pela Fundação Cultural Palmares no Concurso Nacional sobre Cultura Afro-brasileira, Comunidades Tradicionais e Cultura Afro-latina-2010. A homenageada é Doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

 

apresentacao-ocorreu-na-biblioteca-publica    cupula-com-autoridades

dione-carlos-e-isabel    patrona-participou-de-bate-papo

publico-presente-no-evento

Texto e fotos: Eliana Izaias