E.M.E.F. Tuiuti completa 83 anos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti completou dia 18 de maio 83 anos. Atende alunos de pré escola a oitavo ano e fica localizada no bairro Arroio das Pedras. Ao longo desses anos, tem passado por muitas mudanças e, atualmente, está sob o comando da diretora Lourdes Helena e da supervisora Marizete Colombo.
A escola, que atende alunos de toda a BR 101, como Aguapés, Palmital, Livramento, recebe 167 alunos e preocupa-se desde estimular a autoestima dos alunos e professores, trocando suas cores para tons mais claros para dar a sensação de tranquilidade. Hoje, conta com quatro salas novas, as quais proporcionaram a redistribuição de setores, como uma sala maior de informática e uma sala audiovisual equipada com cadeiras universitárias.
A E.M.E.F conta também com uma biblioteca ampla, que em 2013 recebeu doações de livros, e com o auxílio da bibliotecária, está sempre buscando novas coleções. Além do mais, com uma psicopedagoga e uma educadora especialista a Tuiuti possui sala para atendimento educacional especializado, para a qual estão recebendo equipamentos do Ministério da Educação para adequar o espaço ao atendimento de alunos de inclusão.
Um dos maiores problemas da escola, que vinha há muito tempo prejudicando os alunos nos dias de chuva, era a questão dos alagamentos, que foi resolvida pela prefeitura através da canalização do pátio. “A escola passou e vem passando por muitas reivindicações, mas quanto a esse problema dos alagamentos já estávamos lutando a um bom tempo, por isso gostaríamos de fazer um agradecimento por terem resolvido, além de agradecer também a equipe que faz a manutenção da escola, que está sempre disposta a ajudar” diz a diretora Lourdes Helena.
No momento, a escola está iniciando o projeto da Festa Junina. Segundo a supervisora Marizete Colombo, os pais costumam participar bastante e boa parte do que é arrecadado é utilizado para outras atividades ao longo do ano, como por exemplo, a semana da criança, em que são feitas diversas atividades para envolver os alunos.
Um dos objetivos da escola é sempre organizar os gastos para manter o material o ano todo, fazendo uso consciente e incentivando os alunos a também utilizar sem desperdício. Além do mais, a escola trabalha em cima da reciclagem e do reaproveitamento. “Um dos projetos em que os alunos mais se envolvem é a Semana Farroupilha, em setembro, no qual os pais também participam bastante”, conta Marizete.
Durante o turno integral, os alunos almoçam na escola com a oportunidade de participar de atividades como oficinas de meio ambiente, oficinas de artesanato, arte e recreação, oficinas de gastronomia, a tarde cult- com aulas dinâmicas de filosofia, sociologia e debates. E as oficinas de aprendizagem, com reforços de matemática e português, são indicadas pelos professores de acordo com a necessidade do aluno.

Vanessa Puls

Sala audiovisual

Sala audiovisual/ Foto: Vanessa Puls

 

Sala de informatica

Sala de informática/ Foto: Vanessa Puls

 

Sala para atendimento educacional especializado

Sala para atendimento educacional especializado/ Foto: Vanessa Puls

 

SAM_0146

Prof. Elisangela dos Anjos com a diretora Lourdes Helena e a supervisora Marizete Colombo/ Foto: Vanessa Puls

 

1932207_258317134338870_2976634103661221211_n

Turno integral, oficina de gastronômia/ Foto: Divulgação