Dra. Adriana Figueiredo fala sobre as formas de prevenção de doenças cardiovasculares  

Dra. Adriana Figueiredo 

Anelize Sampaio

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, provocando doenças e graves complicações à saúde da pessoa, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmias, hipertensão ou outros tipos de alterações na circulação de sangue.

É importante que essas doenças sejam prevenidas pois, além de provocarem diversos sintomas desconfortáveis, elas são a principal causa de morte em todo o mundo. A Dra.Adriana Figueiredo fala sobre as formas de prevenção principalmente para quem já tem histórico familiar de doenças no coração. Ela atende na clínica localizada na Rua 07 de Setembro, 385/508.

 

Qual a doenças cardiovascular mais comum? Há outros fatores que acarretam esta doença?

Na verdade se a gente for pegar a doença mais comum é hipertensão que geralmente é de origem familiar. Só que o que vem acontecendo é que as pessoas estão ficando hipertensas cada vez mais novas sendo consequência do estilo vida. Aumento de peso, sedentarismo, pois as pessoas estão mais pesadas e menos ativas. Não só a do coração, mas no geral como diabetes, colesterol, triglicerídios. São problemas que poderiam aparecer mais tarde mas em função do estilo de vida está aparecendo mais cedo nos pacientes.

 

Como stress e a vida agitada contribuem para o aparecimento de doenças?

Muitas vezes as pessoas chegam aqui alegando que tem uma dor no peito e palpitações e estes sintomas são em função da ansiedade, pelo  estresse e a correria do dia a dia. Por isso é importante realizar os exames para ter o diagnóstico correto. Aa questão do tabagismo diminuiu bastante porque os pacientes sabem a consequências que o cigarro traz para saúde. Eu sempre digo para cuidar a alimentação, diminuir o sal. Livra muita gente de tomar remédio. Esta facilidade de comidas prontas acaba acarretando problemas. Se alimentar mal gera uma série de doenças. Além disso praticar atividade física todos os dias, pois quando a gente quer a gente vai atrás.

 Qual é a idade certa para procurar um cardiologista?

Se você um histórico familiar, por volta dos 20 anos pode fazer uma revisão. O homem mais jovem por volta dos 30 anos tem maior incidência de problemas cardíacos do que a mulher. A mulher na menopausa apresenta uma maior incidência de problemas cardíacos do que do homem. Além disso, quem tem diabetes tem três vezes maior incidência de ter problemas cardíacos.

 

 

 Fatores que causam as doenças cardiovasculares:

1 – COLESTEROL

O excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

COMO EVITAR

» Uma alimentação rica em fibras ajuda a reduzir as taxas de colesterol
» Uma vida menos estressada diminui o risco de infarto e reduz o colesterol
» A prática de exercícios físicos reduz os níveis de colesterol no sangue

2 – HIPERTENSÃO ARTERIAL

É a principal causa de morte no mundo, podendo favorecer uma série de outras doenças. 

COMO EVITAR 

» Previna-se desde cedo! A incidência da hipertensão aumenta com a idade
» A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento. Procure seu médico
» A prática de exercícios físicos contribui para o controle da pressão arterial
3 – TABAGISMO

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. 

COMO EVITAR

» Pare de fumar. É normal que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém, as dificuldades tendem a diminuir a cada dia. Se for preciso, procure ajuda médica

4 – DIABETES

Síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando aumento da glicose (açúcar) no sangue. 

COMO EVITAR

» Praticar exercícios físicos ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
» Mantenha um bom plano alimentar para evitar o risco de diabetes
» Controle a glicemia antes e depois da prática de exercícios e perceba os benefícios

5 – ESTRESSE

Caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervosismo, a causa para o estresse muitas vezes pode ser desconhecida. 

COMO EVITAR

» Faça atividades físicas, mentais e recreativas
» Respire de forma lenta e profundamente
» Tenha alimentação rica em cereais integrais, vegetais e frutas

6 – SEDENTARISMO

Caracterizado pela falta ou a diminuição da atividade física, o sedentarismo atinge órgãos vitais e impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos. 

COMO EVITAR

» Praticar exercícios ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis
» Prefira escadas a elevadores: pequenas mudanças diárias trazem benefícios à sua saúde
» Combine uma alimentação equilibrada à prática regular de atividades físicas

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC