Conheça as belezas de Osório, além da praia

Na cidade são várias as atrações a serem conhecidas

Crédito: Eliana C.Izaias

Osório é cidade referência em energia renovável, devido ao seu imponente parque eólico, que consegue abastecer milhares de famílias gaúchas com eletricidade. O complexo eólico é considerado um dos maiores do tipo na América Latina, e recebe visitantes que desejam conhecer a megaestrutura. As visitas ocorrem de quarta a segunda-feira no período das 9h às 17h, no prédio institucional.

Outra bela opção está no Morro da Borússia, um destino à margem da BR-101. O Morro de aproximadamente 400 metros de altura, destaca pela sua riqueza natural com uma importante área de Mata Atlântica preservada. No alto, há uma pista para saltos de asa-delta, mas o que atrai tanta gente para o topo da trilha é a vista privilegiada da região litorânea – de onde visualiza-se a cidade, os cataventos, lagoas e até as praias. À noite, a imagem segue encantadora.
Outra parada obrigatória é o Mirante da Borússia, lugar especial que possibilita além da observação, captação de lindas imagens, somado a artesanato e demais atrações oferecidas no ambiente.

Para quem admira, tem lindas casas antigas, flores, natureza e a conhecida Cascata da Borússia, muito frequentada nos dias de verão e com boa infraestrutura para famílias que desejam passar o dia e até fazer o tradicional churrasco. Existem ainda pousadas e restaurantes com boa comida caseira e outras mais elaboradas, conforme o gosto de cada um.

Voltando para cidade, tem o complexo da Lagoa do Marcelino, o Memorial das Águas, o Museu da Estação Férrea que podem ser contemplados; a Lagoa do Peixoto e do Horário, onde dá para acampar e passar o dia, numa bela infraestrutura, além da prainha da Lagoa dos Barros, particular, mas que é muito frequentada.

Então, aproveite a dica, no município em que o programa Jogue Limpo com Osório, idealizado pela primeira-dama Soraia Abrahão, deixou o ambiente ainda mais atrativo e que chama a atenção pela limpeza e cuidados, você e a família podem escolher o que conhecer e encher os olhos com tanta beleza.

Sigam as dicas. Temos além do atrativo mar, praia, areia e tudo o que há no veraneio, muitas opções.

Informações na PMO/Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, telefone: 3633-9237.