Com o foco na sua visão

A Clínica de Olhos, em Osório, conta com um grupo de médicos que são referência na área

 

A Clínica de Olhos disponibiliza diagnóstico completo, além de tratamento clínico e cirúrgico das doenças oculares. Inaugurada em 1999, tornou-se referência na cidade, com o compromisso de proporcionar excelência em saúde oftalmológica para sua população, aliando qualidade e atendimento personalizado. Atualmente, a clínica conta com três médicos oftalmologistas: Drª. Jeanine Mársico CREMERS 20357/RQE 19435; Dr. Nórton Severo CREMERS 24022/RQE 14522; e Dr. Victor Schnor CREMERS 36655/RQE 28818. Conta também com atendimento na área de otorrinolaringologia, com a Drª. Inara von Holleben CREMERS 33228/RQE 26274. Nesta edição, o Dr. Victor Schnor aborda as principais dúvidas e os cuidados que temos que ter com nossa visão.

1) Em relação à saúde dos olhos, quais os problemas mais recorrentes dos pacientes?

Os motivos que mais frequentemente levam o paciente ao consultório oftalmológico são erros de refração (problemas de visão que necessitam de correção com óculos ou com lentes de contato, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e ressecamento ocular (influenciado por questões ambientais, doenças oculares ou sistêmicas e uso de certos medicamentos). Além disso, são relativamente comuns outros problemas oculares como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.

2) Sobre o uso de lentes de contato, com o que devemos ter mais cuidado?

As principais recomendações de cuidado com lentes de contato são as seguintes: utilizar soluções apropriadas para limpeza e conservação, respeitar o tempo indicado pelo médico para troca das lentes e nunca dormir com as lentes de contato. Além disso, deve-se suspender o seu uso e procurar imediatamente o médico oftalmologista em caso de dor e irritação ocular ou piora aguda da visão. O uso de lentes de contato deve ser encarado como um tratamento e, portanto, ser sempre acompanhado pelo médico oftalmologista. Só ele é capaz de avaliar a possibilidade de uso e indicar o tipo de lente mais adequado, além de diagnosticar e tratar potenciais problemas resultantes do seu uso.

3) Com o avanço da tecnologia, cada vez passamos mais tempo em frente às telas. Sobre o uso de celulares e computadores, o que devemos cuidar no dia-a-dia?

O uso crescente de aparelhos eletrônicos expõe os nossos olhos a telas luminosas por períodos cada vez mais prolongados. Essa rotina facilita a ocorrência de cansaço visual e de ressecamento ocular (por diminuição da frequência do piscar ao mantermos concentração e atenção visual). Esses transtornos podem ser amenizados com a correção de eventuais erros de refração e, quando necessário, com o uso de lubrificantes oculares. Alguns estudos com crianças também apontam uma tendência à indução de miopia (dificuldade de visão para longe) pelo uso excessivo da visão de perto. Além disso, a luz azulada emitida pelos aparelhos eletrônicos está potencialmente relacionada a outras doenças oculares, como catarata e degeneração macular.

 

Clínica de Olhos – Rua Barão do Rio Branco, 261 . (51) 3663-6505