Canal Santa Terezinha

Sábado passado, dia 26 de julho, no Salão Paroquial de Passinhos, participei, a convite do meu amigo Mirko Lauffer Junior, do churrasco de encerramento e confraternização da colheita do canal de irrigação Santa Terezinha. Foi uma grande confraternização entre produtores, empresários, funcionários e amigos, onde mais de trezentas pessoas saborearam um suculento churrasco oferecido pelo Mirko Junior.
O canal de irrigação Santa Terezinha foi fundado em 1957, pelo Dr. Mirko Lauffer em parceria com o engenheiro Dr. Joaquin Pereira Neto.Mirko Lauffer veio para passinhos na década de cinquenta plantar arroz na fazenda do doutor Bruneli e ali construiu um pequeno canal que servia para irrigar sua lavoura e de alguns parceiros vizinhos.
MirkoLauffer sempre foi um visionário investidor e empresário. O Dr. Pereira Neto apresentou um projeto para Mirko Lauffer, com o intuito de expandir a irrigação de arroz na região, surgindo assim a grande parceria entre Pereira e Mirko no canal de irrigação Santa Terezinha, que tem aproximadamente cinquenta quilômetros de extensão e irriga mais de mil e setecentas quadras de arroz.
Encerrando, gostaria de parabenizar Mirko Junior pela forma alegre hospitaleira e cortês que recebeu seus amigos na sua festa tradicional de todos os anos, e dizer que toda a comunidade osoriense sabe da grande importância econômica que o Canal Santa Terezinha tem para o município de Osório.

Foto 1 Foto 2