Brigada Militar forma novos soldados em Osório


Mais uma formatura de novos soldados da Brigada Militar ocorreu na manhã desta sexta-feira (9). Dessa vez, a cerimônia foi com os 147 formandos que frequentaram o Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório (Esfes/Osório). A solenidade ocorreu no centro da cidade, em uma área em frente à prefeitura, estruturada para o evento.
São 121 homens e 26 mulheres, sendo 50 de diversos outros Estados, que escolheram a Brigada Militar para seguirem suas carreiras profissionais, em uma atividade cuja missão é servir e proteger os cidadãos.
Os soldados Ierê Conrado Augusto, natural de Recife (PE) e que morava em São João do Sul (SC), Jonatas Moura da Silveira, nascido em Osório e residente na cidade, e Cristian de Lima Bernardino, carioca de nascimento e que saiu de Aracaju (SE) para o curso, foram os alunos classificados respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares nessa tropa.
Os oradores da turma foram os soldados César da Silva Kachuba e Thaís Kraemer. “Convivemos nove meses como família, enfrentamos adversidades, sentimos orgulho ao vestir a farda pela primeira vez e alegria ao misturar sotaques e conhecer novas culturas. Fomos leais ao nosso objetivo, buscamos a melhor formação em segurança pública, usufruímos da sabedoria dos mais antigos e dos instrutores, sempre dedicados, profissionais honrados e de alto nível da Brigada Militar. O curso nos ensinou valores e a responsabilidade que a legendária farda da Brigada Militar representa. A vocação pela profissão foi evidenciada, fortalecemo-nos, superamos as dificuldades com bravura e vibração”, disseram os oradores.
O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a redução em todos os indicadores de criminalidade desde o início de 2019, no comparativo com o mesmo período do ano passado, e mostrando-se o melhor resultado da última década. Aos formandos, o vice-governador salientou que o momento era para celebração, pois para esse concurso houve 43 mil inscritos e agora, no total, 1.970 aprovados passavam oficialmente a fazer parte da Brigada Militar. “Vocês estão ingressando em uma atividade totalmente diferente de outra função pública por colocarem em risco a própria vida. Desejo-lhes êxito, realização pessoal e profissional”, disse.
O corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Márcio Roberto Galdino, falou aos novos soldados que eles serão os defensores da comunidade gaúcha. “Vocês são heróis com o poder legal do cumprimento da missão, da técnica; com o poder que capacita ao enfrentamento das mais diversas situações, que mudam em frações de segundos. Vocês vão defender pessoas que nunca viram e não receberão agradecimento, mas retornarão para suas casas, ao final de cada turno, com a certeza da missão cumprida”, expressou o oficial.
O prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, salientou que a vida da sociedade está nas mãos dos operadores da segurança pública. “Vocês escolheram uma instituição que é símbolo no Estado e não escolheram simplesmente uma profissão, porque esta é uma missão que nos dá a confiança de estarmos protegidos”, falou Abrahão.
O bispo de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, abençoou os formandos na solenidade que contou com a participação da Banda da Ajudância da Brigada Militar.

Também estiveram presentes na solenidade o comandante do CRPO Litoral, coronel Luiz Ernesto Duarte; o comandante da Esfes/Osório, major Aurélio da Rosa; os prefeitos de Tramandaí, Balneário Pinhal e Caraá, Luiz Carlos Gauto, Márcia Tedesco e Nei Pereira dos Santos; o comandante da Esfes/Montenegro, tenente-coronel Machado; o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, major Moraes; delegado regional de Polícia Civil, Heraldo Guerreiro; Promotora de Justiça Cristiane Della Mea Corrales; coronéis da reserva da Brigada Militar, entre outras autoridades militares e civis e do familiares dos formandos.
As cidades onde os novos soldados irão trabalhar são definidas pela Secretaria da Segurança Pública e pelo Comando-Geral da Brigada Militar e deverão ser divulgadas na próxima semana.
TEXTO: Jussara Pelissoli/CRPO Litoral
FOTOS: Sd Robson Alves/BM