Bonsai Borússia, a arte de cultivar

O Bonsai Borússia, localizado na Estrada das Antenas – 120, no Morro da Borússia em Osório, traz para nossa cidade uma grande variedade da planta, que hoje em dia é amplamente difundida em todo o mundo. Ricardo Gonçalves, proprietário do Bonsai Borússia, cultiva a planta há mais de 15 anos e a comercializa há oito anos. Ele conta que o interesse pelo bonsai começou como um hobbie, aos 14 anos de idade e com 18 veio morar na Borússia. Com o passar do tempo, ele resolveu investir. No ano passado, ganhou o Campeonato Regional de Bonsaistas e, atualmente, está fazendo um livro de 24 páginas em formato de book fotográfico.
Bonsai significa “plantado em uma bandeja”, é uma arte que originou-se na China há aproximadamente dois mil anos, com técnicas criadas pelos japoneses, consiste em manter uma planta por tempo indeterminado em um pequeno recipiente, controlar seu crescimento e modelá-la aos poucos para que atinja a forma desejada.
Segundo Ricardo, qualquer árvore pode tornar-se um bonsai, desde que seja plantada em um vaso pequeno para controlar o seu crescimento e tenha os devidos cuidados. Cada planta exige um tipo de cuidado. Alguns fatores como a rega são muito importantes para o sucesso do cultivo e tem que ser feita com frequência. O solo que oferece melhores resultados é o que contém substratos. Além do mais, para conduzir o crescimento do bonsai existem técnicas que denominam-se técnicas de modelagem, como, por exemplo, a pinçagem e a aramação. A poda pode ser feita em qualquer época do ano, exceto a poda da raiz, a qual deve ser feita na primavera. “Um bonsai necessita de todos os elementos da natureza, como ventilação, umidade e de três a quatro horas de sol direto” conta Ricardo.
Os valores dependem do tempo de vida da planta, dos cuidados e as técnicas que foram aplicadas na mesma. O valor mínimo é a partir de 40 reais. O Bonsai Borússia é aberto aos sábados, domingos e feriados, atendendo, principalmente, aos turistas que visitam a cidade. Trabalha com Bonsais com flores e frutos, Pré-bonsais, além de vasos lindíssimos e exclusivos. Para quem tem interesse em saber mais sobre o bonsai, a partir do dia 19 de abril será ofertado um mini workshop, das 9h às 18h, no Morro da Borússia (em frente ao mirante). Inscrições podem ser feitas através da página do face Bonsai Borússia ou pelo telefone (51) 9955.1469.

Vanessa Puls

Ricardo e a esposa Vanessa Silva unnamed (1) unnamed (3) unnamed (4) unnamed