Associação da Borússia reúne moradores voluntários para preservar o meio ambiente

A Associação dos Amigos da Serra da Borússia – AMASB – realizou na última terça-feira (26), uma reunião com os moradores para discutir sobre as reivindicações da comunidade local. Na ocasião, foi realizada a palestra com o servidor municipal e técnico agrícola, Adarli Moura Grassi, sobre a preservação do meio ambiente e orientações para o combate do mosquito “borrachudo”, um nome popular dado a muitas espécies de insetos da família Simuliidae. O inseto está se tornando um problema na localidade, causando reações alérgicas nas pessoas e prejuízos financeiros aos criadores de animais, visto que podem transmitir diversas viroses.
Os moradores, voluntariamente, irão fazer uma mobilização para o combate ao inseto. Eles receberam orientações sobre o manejo e uso do larvicida, um produto que é orgânico e dentro das normas ambientais. Diferentemente de algumas espécies de mosquitos (como o Aedes Aegypti), que preferem água limpa e parada para o depósito de ovos, o borrachudo tem outra preferência, escolhendo os locais de água bastante suja para seu criadouro. As larvas do borrachudo se alimentam basicamente de matérias orgânicas, como dejetos de animais e lixos nesses locais. O engenheiro agrônomo e presidente da AMASB, Roberto Kiel, abordou sobre a conscientização e a importância da preservação da área de preservação permanente. “Nosso objetivo é fiscalizar para combater os crimes ambientais da região. A maior preocupação é a ocupação do solo no interior da área de proteção ambiental. Todos devem se unir e também receber informações de como proceder legalmente em sua propriedade. Se está correto não irá receber multas”, conta Roberto Kiel.
Uma novidade para os moradores da localidade é a implantação dos Correios. O diretor regional dos Correios, Adão da Silva Filho, falou sobre a importância da colaboração comunitária. “Estamos realizando estudos para atender esta demanda. Pedidos aos moradores a colocação de uma caixa de coleta com acesso para facilitar o serviço dos carteiros e evitar o ataque de cães”, destaca o diretor.

Anelize Sampaio

 

13150014_1017129491705464_106329027_n

Palestra reuniu moradores voluntários

 

Correios

Localidade terá o serviço dos Correios

 

Presidente Roberto

Presidente Roberto

 

fotos: Anelize Sampaio