APAE de Osório comemora 40 anos

Anelize Sampaio

Hoje, será um dia marcante para a Escola de Educação Vó Eugênia – a APAE de Osório. A entidade comemora 40 anos de história. E para celebrar este dia, será realizada uma programação especial com café da amanhã para os professores, alunos, funcionários e autoridades. Durante à tarde, haverá uma carreata pelas ruas do município.
A APAE de Osório tem como missão articular ações que promovam o exercício da cidadania da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no município e região. Os alunos são atendidos sem limite de idade, com a perspectiva de inclusão social. Ao longo do tempo, a escola ampliou o seu campo de atuação. Atualmente, a entidade conta com uma equipe multidisciplinar em diversas áreas como: Psicologia, Neurologia, Psiquiatria, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Dentre os desafios enfrentados estão a inclusão social, escolar, promoção da saúde e o acesso ao mercado de trabalho.
De acordo com representantes da entidade, o trabalho realizado na escola tem obtido muitos resultados, graças ao empenho de todos os profissionais. Entre as prioridades da APAE, está a qualidade do trabalho prestado. Outra questão importante são os programas de educação continuada, mantido pela escola, onde todos estudam com afinco os diversos tipos de patologias. A escola contribui com a interlocução com a sociedade, cooperando por meio da educação como aprimoramento dos profissionais capazes de gerar mudanças significativas dos alunos.
Com 160 alunos, a escola tem seus princípios voltados a ecopedagogia, buscando sempre a sustentabilidade num contexto terapêutico, desenvolvendo habilidades, independência e autonomia, princípios que regem os objetivos da escola desde o primeiro ciclo. Nesses 40 anos, a instituição manteve as atividades sempre ampliando suas diferentes frentes de atuação, em sintonia com as transformações atuais e novas demandas sociais.
Um evento tradicional promovido pela APAE é o 4º Festival de Caldos. A ação será realizada no Grêmio Esportivo Sulbrasileiro, no dia 10 de julho, as 17h30min. Quarenta e duas patronesses estarão organizando, juntamente com suas convidadas, toda a montagem e embelezamento das mesas em prol da entidade.

DSC07502 (3)