Adriana assume a Cultura

Adriana Sperandir, cantora, natural da cidade de Torres/RS, atualmente residindo na cidade de Osório/RS. Vinda de uma família de músicos, seu contato com o canto se deu através de seu pai, que era músico. Iniciou seus estudos vocais no Coral da Ulbra em Torres/RS. Atualmente é destaque como intérprete dos maiores festivais de música do Brasil. Como intérprete Adriana Sperandir, percorreu os maiores festivais de música do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Juntamente com seu grupo intitulado Sperandires, um dos grupos rio-grandenses que mais teve participações fora do Estado em festivais. Em 2010 recebeu das mãos do Maestro Paulo de Campos o Troféu de Melhor Intérprete dos Festivais do Brasil, prêmio este outorgado pelo maior portal brasileiro especializado em festivais de música: festivaisdobrasil.com.br. Entre os festivais que participou teve grande destaque, ficando na maioria deles entre as melhores intépretes: Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis/RJ; Femuart em Garanhuns/PE; Festival de MPB no Rio de Janeiro/RJ; Femucic em Maringá/PR; FEM de São José do Rio Preto/SP; Femupo em Barueri/SP; Viola de Todos os Cantos SP e MG; Fenac (Festival de Arte e Cultura)MG; Fampop de Avaré/SP; Canto da Lagoa de Encantado/RS; Reponte da Canção de São Lourenço do Sul/RS; Califórnia da Canção de Uruguaiana/RS; Tafona da Canção de Osório/RS; Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha/RS; Festival Laçador de Porto Alegre/RS; Festival Campo, Serra e Cantiga de Veranópolis/RS e FUC em Ponta Grossa/PR.
Com um estilo que mistura samba, bossa-nova, choro e a música litorânea, gravou seu primeiro disco, intitulado Outono dos Sentidos. Junto com seu marido, o compositor e arranjador Adriano Sperandir e com seu cunhado Cristian Sperandir, pianista e compositor, O disco Outono dos sentidos rendeu a Adriana Sperandir a indicação de Melhor Intérprete na categoria MPB no prêmio Açoriano de música 2011, O maior prêmio da música no Rio Grande do Sul.
Adriana continua participando de festivais e realizando shows por todo o país. Nos últimos tempos tem se dedicado mais aos movimentos culturais dentro da própria cidade de Osório, auxiliando a então diretora de cultura, Mailor Kingeski, com ideias para que mais e mais ações culturais fossem realizadas na cidade. Assim, pelo puro interesse do crescimento cultural deste município que assumiu como o seu lugar pra viver. Por indicação da Mailor, e por contar com a simpatia e o apoio de toda a comunidade cultural, Adriana aceitou o desafio e o convite do Prefeito Municipal Eduardo Abraão, assumindo a Diretoria de Cultura do Município de Osório no dia 8 de março.

12788871_10205482073634450_142854967_o 12834787_10205486166296764_1404925634_n