A vida acima de tudo: Cuidados antes de andar em estradas

Frente aos grandes problemas provocados pelo transito nas nossas estradas, todos os dias, nos finais de semana e nos feriadões, como nos últimos, no desrespeito às leis do transito, alcoolismo e ao próprio ser humano, levando a cada um de nós a se perguntar, ao sair de casa motorizado: Voltarei com vida?
Retomo este tema já publicado anteriormente de uma entrevista com o senhor Nelson Nassif, cidadão da cidade de Rio Grande com frequentes passagens na nossa cidade. Foi um encontro informal em plena rua. Ele me dirigiu a palavra dizendo: Sou seu leitor. Leio tudo o que escreve. Ouvindo estas palavras de um leitor, quem não fica feliz com o estímulo, tão gratificante para quem escreve? Mas o extraordinário nesta entrevista foi o de dar sua contribuição para a minha coluna.
O título é de sua autoria, assim como seu testemunho prático e pleno de sabedoria. Ele começa dizendo que já dirige a mais de 25 anos e orgulhosamente diz que sempre soube conduzir-se no volante com total segurança sem nenhum problema.
Por que? Sr. Nassif tem uma grande preocupação com a Auto Escola. Como o aprendiz é orientado no curso que faz para aprender a dirigir? Ou apenas aprende a conduzir a máquina? A auto escola deve ter os cuidados, os alertas e as estratégias que o aprendiz necessita para uma prática segura em todos os sentidos, principalmente a valorização da vida.
No seu sábio testemunho Sr. Nassif dá detalhes de sua vivencia de mais de 25 anos, como uma contribuição não só à população como para a própria Auto Escola, dando-me por escrito o que segue:

Cuidados antes de andar em estradas
1 – Verificar se a parte elétrica do seu veículo está funcionando – luzes, alta e baixa, sinaleiras, freios, limpador de parabrisa. Água no radiador, pneus em boas condições e bem calibrados, inclusive o estepe. Óleo do motor, fluido de freio, suspensão e amortecedores. Balanceamento nas rodas e geometria é muito importante também.

Nas estradas ou na estrada
1° – Reabastecer em postos de combustíveis que estejam à direita na estrada.
2º – Nunca frear nas curvas, sempre bem antes e manter a velocidade sob controle.
3º – Em um declive(descida) reduzir bem a marcha e usar o freio de motor ex: se estiver em 5ª marcha, reduza para 3ª ou 2ª marcha evitando usar os freios.
4º – Nunca ultrapassar a velocidade permitida.
5º – Em dias de chuva ou neblina, usar o farol baixo e andar em baixa velocidade.
6º – Se o veículo planar mesmo em uma reta, nunca usar os freios, segurar firme em linha reta a direção.
7º – Manter uma distância mínima de 60 ou 50 metros do veículo que está a sua frente.
8º – Evite ultrapassar em uma curva acentuada.
9º – Procure ultrapassar em retas com uma visão total da estrada.
10º – Ao sentir que está fatigado, pare imediatamente em um lugar seguro a sua direita e descanse por algum tempo.
11º – Mesmo, não beba nada que contenha álcool.