A última turma de magistério do Marquês – CNEC

Em 23 de fevereiro de 2011, no Instituto de Educação Cenecista Marquês de Herval, começavam as aulas e, junto a elas, o início de uma longa caminhada para aquela, que seria a última turma de curso normal (magistério). A turma NR11 era integrada por 22 alunas, todas mulheres e de faixas etárias variadas. Muitas delas, talvez a maioria, estavam lá apenas por incentivo da família ou pela opção de não somente concluir o ensino médio, mas, sair do mesmo já com uma profissão.
Naquele mesmo ano, lembro-me que algumas alunas já haviam desistido, em grande parte aquelas, já com seus filhos, família e trabalho não conseguiam conciliar junto a isso tudo aquilo que o curso exigia de nós. Foi então que, em 2012, chegamos a tão esperada NR21, o ano no qual faríamos nosso primeiro estágio, sendo ele, o motivo de mais algumas desistências.
Apesar de tudo, a caminhada não parava por aí. Quando finalmente chegamos ao terceiro ano, a NR31, éramos somente 14 meninas, algumas, decididas a ir até o fim, outras, nem tanto.Ao fim desta etapa, em 2014, teríamos que fazer seis meses de estágio, a última das etapas, na qual apenas nove concluíram.
Hoje, quase quatro anos depois, vem aquele sentimento de saudade e, ao mesmo tempo, alívio. Sabemos que não foi fácil, e que tivemos que passar por cima de muitas dificuldades para chegar até aqui. E agora, nos preparamos para a tão sonhada formatura, a realizar-se no dia 26 de setembro de 2014 no auditório da Facos. Agradeço, em nome de todas as que estão se formando, a todos aqueles que nos apoiaram: Amigos, família e professores, pois se chegamos até aqui não foi sozinhas.
Embora saibamos que ser professor não é a tarefa mais fácil do mundo, que nem sempre temos o reconhecimento esperado pelo nosso trabalho e a remuneração certamente não é a que merecemos, ver o sorriso no rosto de cada criança e saber que as sementinhas que plantamos diariamente podem, um dia, tornar-se em lindas árvores é, indubitavelmente, muito gratificante. Lamento termos sido a última turma de magistério do Marquês, porém, infelizmente, com as dificuldades que a educação vem enfrentando, e com a grande desvalorização desse profissional, tão importante para a sociedade, são raros os que ainda querem se tornar professores.

*Por Vanessa Puls, formanda do curso normal no Marquês e cursando 2° semestre de jornalismo na Unisinos.

IMG_20140814_162059 Truma de professoras com sua paraninva Vanessa Puls