A 2ª Rústica da Luta contra a Aids foi um sucesso em Osório

Realizada na manhã de domingo, 30 de novembro, com sol e muito calor, a 2ª Rústica da Luta Contra a Aids, foi sucesso em sua segunda edição. Em torno de 600 pessoas participaram da atividade de conscientização e prevenção em relação aos métodos contraceptivos, que evitam o contágio da Aids.

Os inscritos realizaram percurso de sete quilômetros na corrida e dois quilômetros na caminhada. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria da Saúde ocorre devido ao índice de que o Rio Grande do Sul é o Estado com a maior incidência de casos de Aids no país.
Antes e durante a rústica, a equipe da Secretaria da Saúde, realizou na Unidade Móvel que estava no local, 42 verificações de pressão, 12 testes de glicemia capilar, 24 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite C e mais 28 testes de pessoas que realizaram verificação de pressão e glicemia juntas.
A largada da corrida foi feita pelo secretário Emerson Magni da Silva e a da caminhada pelo prefeito Eduardo Abrahão.
Emerson parabenizou a equipe do setor de Aids/HIV/DSTs, coordenada pela enfermeira Márcia Gamba, pelo trabalho, comprometimento, organização e empenho na importante iniciativa.
Foi um momento de comemoração da luta contra a Aids, que tem o Dia Mundial comemorado em 1º de dezembro.

Eliana Izaias

Evento de conscientização foi na Lagoa do Marcelino Caminhada reuniu público considerável