Ações sustentáveis são apresentadas na 16º Expofeira de Capivari do Sul

Buscando levar novas tecnologias às propriedades rurais, a Emater/RS-Ascar participou da 16º Expofeira, considerada a maior feira do agronegócio do Litoral Norte. O evento ocorreu entre os dias 6 e 9 de junho, no Parque de Eventos Abrahão Nunes, em Capivari do Sul. Durante quadro dias, o espaço da Emater/RS-Ascar recebeu agricultores, pecuaristas familiares e o público em geral.

No estante conjunto com a Secretaria Municipal de Ordenamento Rural de Capivari do Sul, a instituição apresentou iniciativas que visam reduzir a penosidade no campo, fomentar a produção para o autoconsumo e comercialização, a geração de renda e o uso racional dos recursos hídricos.

Dentre as tecnologias apresentadas, a que chamou mais a atenção dos visitantes foi a bancada móvel de hortaliças. Com baixo custo (cerca de R$ 300,00), a unidade de produção tem irrigação por gotejamento e é protegida com lona plástica. No evento foram apresentados ainda o sistema de geração de energia solar para o meio rural, responsável pelo bombeamento da água até a bancada, o manejo do campo nativo e o trabalho com o pastoreio rotativo na Bovinocultura de Corte na região, além do silo secador de alvenaria armada.

Prêmio Roça Mais Diversificada 2018-2019

No sábado (08/06), durante o evento, foi realizada a entrega do prêmio da Roça Mais Diversificada 2018-2019 do município. A agraciada com 800 quilos de calcário e 250 quilos de adubo foi a agricultora Lisiane Netto Marins. A agricultora trabalha há mais de três anos com hortaliças na propriedade de dois hectares, na sede do município. Nos últimos anos, ela realizou uma diversificação produtiva na área de plantio, além de implantar cultivos protegidos em bancadas e o sistema de irrigação por gotejamento para as hortaliças.

A premiação, que começou a ser realizada em 2015, é concedida anualmente pela Prefeitura Municipal de Capivari do Sul e teve o apoio dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Capivari e Palmares do Sul na seleção da mais diversificada roça. A iniciativa busca incentivar a diversificação produtiva, ações inovadoras nas propriedades rurais, a produção para o autoconsumo e para comercialização na Feira da Agricultura Familiar e no mercado institucional e local.